sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mal-me-quer, Bem-me-quer

Amigo com muito nexo, devo confessar-te uma coisa: tenho medo de amar!

...

É sim, é isso, não há vergonha em dizê-lo. Talvez seja porque o amor nunca me trouxe felicidade e como diz a música, quando parece ser, não passa de pura casualidade. É estranho, mas todo “gostar muito”, na minha vida, transforma-se em dor.
Parece que o amor não quer bater por completo em minha porta e eu já cansei daquela brincadeira que nós fazíamos quando crianças, aquela que nós pegamos a rosa e vamos tirando pétala por pétala em um mal-me-quer, bem-me-quer infinito. Quantas rosas foram destroçadas!
A confusão é tanta que não sei definir em que estado de alma eu me encontro agora. Ando recusando convites que há dois meses nunca seriam deixados de lado, convites para fazer visitas. Muito embora aquela que habitou minha morada nos últimos meses diga por aí que eu pareço fugir dela, eu tenho fugido é de mim, dos meus sentimentos, de envolvê-la (ela que tão pouco merece) em minhas confusões imperecíveis, de machucá-la acima de qualquer outra coisa.
Enfim...
Não, não foi um ato corajoso reabrir aquele baú, muito pelo contrário, ele foi aberto em um momento de leve desespero. Eu, já por muito tempo, quis abri-lo, mas tinha um medo que foi sobreposto pela agonia de ter um objeto ali parado, impedindo passagens, chamando atenção e querendo alguma também. Hoje eu coloquei algumas coisas novamente dentro do baú por medo de que elas se perdessem, se desgastassem antes do tempo e por puro cansaço também de tê-las imóveis, sem sentido. Sinto que elas estão mais protegidas lá dentro. Eu continuo me possibilitando conhecer a minha dor, vivê-la e sofrer mais pelo mesmo motivo, lembrando dos dias em que, como diz o Poeta, passei à sombra dos gestos dela, bebendo o perfume dos seus sorrisos.
Em um leve piscar de olhos, ela veio e se foi: fantasia. Sim, mais uma! É preciso que, em determinados momentos, nós abramos esses baús para que algumas coisas tenham mais acepção.
Dessa vez ela não falou das minhas metáforas, mas me pediu ponderação e que eu tentasse esquecê-la mais uma vez, apontou-me como defeito ser idealista. Nos dias em que eu me permitir ser consumido por ponderação e realismos bobos, amigo, arranca-me tudo que tu puderes, inclusive o meu 'pseudopoetismo'. Deixa-me nu e sozinho diante de multidões, retira-me o último véu de consciência e encha-me de paradoxos para que a loucura me alcance e eu seja pisado por minhas próprias dúvidas.
Eu estou aqui, ela sabe, para o que for necessário. Se ela precisa de força, ela vem buscar e eu dou o pouco que ainda me resta com o maior carinho. Das vezes que eu precisei (inúmeras), não a encontrei. Normal. Este poeta hoje está firme, muita dor plangente trouxe rigor!
É, amigo, eu lembro sim desse episódio, daquela fogueira, das lágrimas; era outubro em terras onde o verde do capim é vibrante por ser regado por chuvas diárias. Não era mentira, era o coração pedindo tempo de chorar, implorando trégua, afinal nós precisávamos tentar, não? Conseguimos? Não, mas tentamos, oras! Eu não queria, mas fui encorajado pelo “Hoje eu briguei com o amor”. E depois, enquanto vocês jogavam bola? Eu chorei todas as lágrimas que carregava em mim. Em soluços, sob um edredom, recebi um abraço de quem, como eu, não queria esquecer, mas precisava tentar e queimou fotos substanciais. Do que o fogo consumiu, um desenho que ela nunca vira, mas que eu pretendia mostrar-lhe um dia. Hoje eu precisava vê-lo, tentar sentir a paz que me enchia quando o fiz, mas não o tenho, assim como não a tenho também. Depois de tudo, os meus dias continuam sendo dela: dias de riso, de gozo, de feira, de música, de dor, de saudade, de porre, de vícios. Ela sabe que é a minha mais profunda poesia, ela me faz inteiro poeta.
Na verdade eu penso que talvez eu não tenha medo de amar, mas sim das conseqüências que isso me traz. E agora tenho medo de que a brincadeira do mal-me-quer e bem-me-quer mate a minha rosa que se mostra inteira resistente a mim e a si. Não sei até quando, de fato, ela permanecerá querendo lutar e criando novas e novas pétalas pra que nós arranquemos. Essa não será mais uma rosa destroçada!
Fico por aqui e vou esperar aquelas cartas, viu? Quero saber os teus desfechos, das tuas esperanças, das tuas conquistas e o que acontecerá entre a "luta e o amor".

PS.: A minha oportunidade vem do mar!

Abraços saudosos do teu amigo Poeta.

2 comentários:

  1. Engraçado, mas enxerguei o texto como uma pintura. Não sei explicar direito como, só sei que o vi assim. Viagens à parte, um comentário de algo que me chamou atenção; cartas naturalmente despertam a curiosidade, mas vocês estão conseguindo elevar isso a um nível elevadíssimo, deixando até um certo 'suspense' nas cartas. Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Confirmei naturalmente como é imensa a tua sensibilidade...compreendi bem as palavras escritas...e como elas transbordaram de emoção!
    Ótimo,ótimo,ótimo!!!;)

    ResponderExcluir